Páginas

04/11/2014

As Vantagens de Ser Invisível (Stephen Chbosky)

Olá, leitores! 
Depois de um longo e tenebroso inverno, voltamos! 
Hoje trago um livro que me envolveu de uma forma deliciosa. 
Ele tem aquele tom meio melancólico, que deixa um gosto agridoce no leitor. 
Mesmo sendo um livro que já está no mercado há muito tempo, talvez alguém ainda não o conheça.
Então, amigos, venham comigo! 

“As vantagens de ser invisível” é um livro singular de várias maneiras, a começar por sua narrativa. Charlie, nosso protagonista, envia cartas contando sobre sua vida para alguém que o leitor não é apresentado, a quem ele chama de “amigo”.

Através dessas cartas, Charlie nos expõe sua rotina, suas experiências, suas dúvidas, seus medos... É um sentimento crível e palpável ler sobre sua família, seus poucos amigos, seu professor de literatura e os livros que ele indica, enfim, a impressão que ele tem do mundo.

“Você vê as coisas. Você guarda silêncio sobre elas. E você compreende.”

Charlie é um adolescente solitário e diferente. A solidão é bem exposta em suas cartas, mas sua singularidade é perceptível em sua narrativa. E não que ele seja do tipo deprimido ou recluso. Charlie simplesmente é diferente e as pessoas não conseguem encará-lo de forma positiva, então ele não participa. 

Ele é um bom garoto, porém esquisito e bastante emotivo (o moço chora o tempo todo), cujo livro favorito é sempre o ultimo que leu e seu melhor amigo acabou de cometer suicídio. Não é uma perspectiva muito animadora, como se percebe. Então Charlie conhece Patrick e Sam, eles são gentis e esquisitos ao seu próprio modo e com a proximidade, ele começa interagir e participar. 


É interessante visualizar a perspectiva de Charlie justaposto a perspectiva dos outros personagens. Ele parece tão ingênuo, tão cru, porém suas novas experiências vão provocar sensações exclusivas. Seu primeiro amor, seu primeiro baseado, seu primeiro beijo... Charlie nos conta a respeito de sua vida de uma forma realmente única. Suas constatações são simples sobre a vida ou pessoas. 
Simples, fascinantes, engraçadas, tristes e emocionantes. 

“Estou me sentido ótimo! De verdade. Tenho que me lembrar disso da próxima vez em que tiver uma semana ruim. Já aconteceu com você? Já se sentiu mal, depois tudo passar e você não saber por quê? Eu tento me lembrar, quando me sinto ótimo como agora, que haverá outra semana terrível algum dia, então procuro guardar o maior número de detalhes que posso, e assim, na próxima semana terrível, vou poder lembrar esses detalhes e acreditar que vou me sentir bem novamente. Não funciona muito, mas acho muito importante tentar.” 

“As vantagens de ser invisível” é um livro muito bonito que me despertou muitas reflexões e sentimentos bons. Sem falar que está repleto de citações de livros, musicas e poesias. 
Sua adaptação para o cinema também é muito bonita e respeita a obra. O livro não tem um enredo definido ou fatos lineares; são lembranças, anseios e, sobretudo, sentimentos em prosa. 

“... Eu realmente estava ali. E foi o suficiente para que eu me sentisse infinito.”




3 comentários:

  1. Oie :V eu tenho o livro, mas até agr n tive tanta vontade de ler ' -' falta de tempo, talvez. Mas em parte porque assisti o filme, e amei *~* 99% pq quem fez o Charlie foi o Logan Lerman :3 aquele lindo :V mas está na minha listinha desse ano, se der certo

    ResponderExcluir
  2. CArambaaaaaaaaaaa esse livro é muito bom. Comecei pelo filme, e me apaxionei por causa do Erza Muller, sim, não por causa do Logan, nem mesmo a querida bruxa do meu coração, apesar de eu amar ambos. Depois fui ao encontro do livre e sinceramente não gostei da capa brasileira e amei a capa da versão poket inglesa! puf, comprei-a e li: super recomendo <3

    ResponderExcluir
  3. CArambaaaaaaaaaaa esse livro é muito bom. Comecei pelo filme, e me apaxionei por causa do Erza Muller, sim, não por causa do Logan, nem mesmo a querida bruxa do meu coração, apesar de eu amar ambos. Depois fui ao encontro do livre e sinceramente não gostei da capa brasileira e amei a capa da versão poket inglesa! puf, comprei-a e li: super recomendo <3

    ResponderExcluir