Páginas

06/02/2014

5 Motivos para ler "Academia de Vampiros"

Olá, little dhampir!
Estou aqui hoje para tirar sua vida de escuridão que é não conhecer "Academia de Vampiros".
Aí vocês estreitam os olhinhos e sussurram mentalmente "Aff, mais vampiros! Essa moda não vai acabar nunca?!". Vocês deveriam ter cuidado com o que pensam. Uma estaca pode parar em seu coração do nada e você nem vai saber de onde veio.
Estacas?! WHAT?! Sim, meu bem. Estacas. Batalhas. SANGUE! Mas claro que também tem amor. 
Vou expôr o porque você deve ler "Academia de Vampiros" nesse post. Podem me agradecer nos comentários.

Guardiões, oi. 

Um breve resumo da autora:

Richelle-diva-Mead é uma cidadã americana, casada e tem dois filhos (o caçula nascido no mês passado) e é ninja. Tipo, não sabemos os nomes de seus filhos! (Se tu sabe me diz, faz favor.). Ela tem 3 graduações: uma Bacharel em Estudos Gerais pela Universidade de Michigan, uma Mestrado em Comparação Religiosa pela Universidade Western Michigan, e uma Mestrado em Ensino pela Universidade de Washington. (E eu dormindo nas aulas da minha primeira graduação, tsc.) Ela é bastante twitera e vive nos fazendo sofrer quando está em processo de escrita. 


Richelle-ruiva maravilhosa-Mead é autora de antologias e 5 séries, sendo que 3 adultas:
Georgina Kincaid - 6 livros;
Dark Swan - 4 livros;
Age of X - em andamento, com o lançamento do segundo livro previsto para Março de 2014 (nos EUA);
E 2 séries YA:
Vampire Academy - 6 livros;
Bloodlines (que é o spin-off de VA) - em andamento, com o lançamento do quinto livro previsto para Julho de 2014 (nos EUA);
Sou uma fangirl muito dedicada e obviamente que já li quase todas as suas séries; só me falta começar Age of X (aguardem resenha em breve).

Porém, já como nosso papo aqui é sobre "Academia de Vampiros", então vamos à ele!

Breve resumo da série:

Meu resumo mais fiel sobre Academia de Vampiros
O universo de Academia de Vampiros se passa na escola St. Vladimir (e daí o termo academia), onde só estudam vampiros. Porém, há vampiros de 3 tipos, acompanhem:
Moroi: são os vampiros puros sangue. Eles tem presas e precisam se alimentar de sangue e são muito frágeis a luz do sol. Em tese, deviam ser os ~vampiros bons~. Eles manipulam elementos como água, ar, terra, fogo e um ainda desconhecido e raro que é chamado de espírito. Já que são pacíficos, não usam seus "poderes" para batalhas.
Dampiros: são os mestiços. Seus pais normalmente são moroi/dampiros ou moroi/humanos. Os dampiros não procriam entre si, ou seja, eles precisam dos moroi para que sua espécie sobreviva, então é esse o trabalho deles: defender os moroi.
Os dampiros tem o melhor das raças: são fortes, velozes, super resistentes, não tem problema nenhum com o sol e não precisam de sangue em sua dieta. Dampiros são fodas.
Strigoi: são os vampiros do mal que os fãs de Dráculas e haters de "Crepúsculo" vão adorar. Strigoi são criaturas malignas que só vivem a noite, pois morrem se forem afetados pelo sol. Se alimentam se sangue e seus favoritos são moroi. Os strigoi se transformam no que são, ou seja, um strigoi já foi moroi, dampiro ou humano. Eles são imortais; a não ser que alguma estaca os encontrem pelo coração e panz.

A narrativa é da perspectiva de Rose Hathaway. Ela é uma dampira cujo o objetivo maior é proteger sua melhor amiga e moroi da realeza, Lissa Dragomir.
Essas duas são amigas desde infância e um fato interessante as fará ter um laço psíquico, porém de mão única. Rose consegue ver e sentir coisas através de Lissa e isso não é muito legal. Lissa é uma das usuárias do elemento espírito, que é quase desconhecido, e ela sofre vários efeitos colaterais.
O espírito age de dentro para fora. Ele mexe com a sanidade. Lissa não sente coisas boas e passa tudo para Rose através do laço.
Lissa é a única integrante viva da sua família real e sua segurança é muito importante.
Como se não bastasse lidar com o conflito interno da melhor amiga, Rose ainda precisa se readaptar a escola. As atividades físicas são importantes, pois Rose está sendo treinada para ser uma guardiã. E ela quer se especificamente a guardiã de Lissa.
Paralelo a relação das duas amigas, Rose se pega suspirando por seu instrutor de luta, Dimitri Belikov. Dimitri é um professor já adulto e muito responsável, claro que não vai dar mole para uma aluna.
Ou vai?

THIS IS INSANE, AMGS!!!
Para evitar os temíveis spoilers, vou parar o resumo por aqui.
Caso vocês tenham pulado tudo que escrevi acima, abaixo darei 5 motivos do porque causa, razão ou circunstancia vocês devem ler "Academia de Vampiros". Venham:

1. TODOS OS LIVROS DA SÉRIE JÁ FORAM LANÇADOS; INCLUSIVE NO BRASIL! 

Conheço algumas pessoas que só querem ler séries já todas lançadas porque ou não gostam de esperar, ou querem evitar sofrimento e panz. Portanto, dampirinhos, não há desculpas nesse quesito.

Os 6 livros da série foram lançados em terras tupiniquis pela editora Agir. As capas são feias sim, eu sei, mas há boatos que Richelle Mead foi amaldiçoada. A mulher tem 5 séries e TODAS as capas originais, sem exceção, são feias que doem. Mas, óh, quem vê capa não vê coração quando se fala de Richelle Mead. Já li 3 séries completas e estou acompanhando "Bloodlines" e... essa mulher é foda!


A ordem dos livros no Brasil são: "O beijo das sombras"; "Aura Negra"; "Tocada pelas Sombras"; "Promessa de Sangue"; "Laços do Espírito" e "Último Sacrifício".

 2. HISTÓRIA, NARRATIVA, PERSONAGENS: FEELS. 

Eu sei que a temática vampiros é meio tensa desde "Crepúsculo" (vocês são uns chatos! É amor!), mas "Academia de Vampiros" não tem N.A.D.A. a ver com "Crepúsculo". Acho que ambos os livros foram lançados no mesmo período, em 2007, 2008, e a maior preocupação de Richelle Mead era que se parece com "Harry Potter". Li umas entrevistas dela falando a respeito disso. "Harry Potter" também se passa em uma escola e tem suas aventuras mas "Academia de Vampiros" é bem único!

Richelle Mead se inspirou em mitos romenos (inclusive os nomes de vários personagens são do leste europeu) e visualizando a série por um todo, sua história é realmente inteligentíssima. Sério, é bem estruturado e super bem escrito.
Não sei o que atraí vocês em um livro, mas o que me pega pelo pé é: enredo, narrativa e personagens. E Richelle me pegou pelos dois pés!
Sua narrativa é fluída com um quê de humor negro. E esse é seu estilo (já li quase tudo disponível dessa mulher e sei do que estou falando). Ela é irônica, tratante, por vezes malvada mesmo, e claro que isso reflete em seus personagens. Richelle Mead não tem UM personagem idiota (os que aparentam costumam dar uma dor de cabeça que vocês nem imaginam). 
Todos os seus personagens, sobretudo suas protagonistas, são cheias de personalidade e muito atrativas.
No caso de "Academia de Vampiros", Rose é tão BADASS, MAS TÃO BADASS que ninguém a segura! Ninguém, amigos!

Você vai ter que passar por mim.
A construção de enredo é interessante e o grande "por quê" da série vai sendo desvendando no decorrer dos livros; mesmo que cada livro tenha seu foco em certo propósito.
Os próprios personagens crescem muito com a evolução da história. A mudança é incrivelmente perceptível do começo para o fim da série.
Queria poder elevar meu espírito em teorias mas aí entraríamos no terreno de "Bloodlines" e ainda é não é hora. Mas aguardem.

3. TEM ROMANCE! 


O poeta já disse que é impossível ser feliz sozinho, certo? Pois é. "Academia de Vampiros" é cheio de romance e tensão sexual. No primeiro momento, o romance que mais chama atenção é de Lissa e Chistian. Eles são super diferentes, mas de uma maneira deliciosa se completam perfeitamente. Lissa é descrita como suave e Christian é feroz. Para falar a verdade, Christian Ozera é um Rose de calças! Tratante, sarcástico, intimida os outros e bem... ele controla o elemento fogo. Vocês já devem ter percebido que eu o amo, claro. Acho que se não fosse por ele, eu nem ia gostar de Lissa.

E Rose? E Dimitri? Bem, no começo da história vamos ficar meio que a ver navios. Quero deixar claro que os romances que Richelle-cupido do mal-Mead não são instantâneos (nem a de Christian e Lissa foi). Estão pensando que esse romance é olhou-gamou, é? As histórias de amor em "Academia de Vampiros" (e derivados dela) é em banho Maria, amigos. Começa devagar, gradualmente, como boas histórias de amor devem ser.

4. TEM BATALHAS, SANGUE E... MORTE!


Esse tópico é especialmente para os chatinhos de plantão que acham que "Academia de Vampiros" é só mais uma historinha de amor de vampirinhos. Aff. 

A história tem romance sim, mas queridos, a narrativa é de uma aluna guardiã. No primeiro momento, ou seja, no livro 1, teremos basicamente a tensão escolar e as atividades de Rose que em suma é: lutar. Mas há surpresas significativas no começo da série.
 E no futuro (a partir do 2° livro para ser mais exata), o negócio vai esquentar! As superficialidades vão ficando para segundo plano, a história vai pegar um ritmo mais tenso e pessoas morrerão. (WHY, RICHELLE?!)
Durante a série acontece muitas batalhas importantes e tensões dignas de ataques cardíacos (meu caso, claro). Os dampiros lutam por seu objetivo sem hesitar e mesmo alguns moroi vão bater de frente com seus tabus para lutar. Há muito sangue, dor, sofrimento. AI.
"Academia de Vampiros" tem muita ação e tensão. Não se deixe levar pelo preconceito das ditas ~modinhas~ que vai pegar, por motivos de: 

5. VAI TER FILME!  


Quase todos os gifs que estão nesse post fazem parte da adaptação de "Academia de Vampiros", que vai estrear dia 07 de fevereiro nos EUA e está previsto para o dia 14 de março no Brasil. *CHORANDO SANGUE!* Não vou entrar nos detalhes técnicos nem chorar minha revolta pelo fato que só o assistirei mais de 1 mês depois que o povo que está nos EUA, mas estou animadíssima com esse filme!

Já fui infinitamente mais chata com adaptações de livros, mas hoje meio que consigo separar um pouco as duas formas de arte. Claro que ficarei extremamente chateada se virarem os livros do avesso, mas pelo que pude perceber através dos teasers (e acreditem, há MUITOS teasers!), acredito que o filme vai corresponder minhas expectativas. Que fique claro que não espero a fidelidade extrema dos livros e por isso mesmo acho que todos deviam ler. 
A autora, Richelle-musa-Mead, elogiou bastante a produção do filme em entrevistas e não acho que ela rasgaria seda para uma adaptação que não correspondesse, né? 
Se vocês quiserem assistir o trailer do filme cliquem aqui
Espero que essa modinha realmente pegue porque é mais visibilidade para a série de livros que, a propósito, vocês precisam ler!

"Academia de Vampiros" é uma série ultra awesome e o melhor, deu espaço à minha série favorita de Richelle-perfeita-Mead: "Bloodlines".
Já como a série "Bloodlines" ainda está em andamento, farei resenhas sobre os livros aqui no blog.
Espero que eu tenha acordado vocês para a vida! Ler "Academia de Vampiros" é obrigatório para quem curte YA e uma ótima experiencia para quem quer conhecer o gênero. 
Agora parem de perder tempo e venham fangirlzar comigo! 
Por nada. 



20 comentários:

  1. AWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWW! EU AMO AMO AMO VAMPIRE ACADEMY! SOCORROOOO! Não tenho nem o que comentar, concordo com tudo que vc disse! E sem medo de errar recomendo a série para todo mundo! Cara, como não amar?!

    Surtando com Bloodlines tbm! E adorei seu post, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ, ALAYANA!
      SOU ENLOUQUECIDA POR VA, então já podemos sentar pra tomar café!
      Não tem como não amar!
      Espero que todo mundo se contagie e vá ler e assistir o filme e espalhar amor!
      Obrigada por comentar e volte sempre! <3

      Excluir
  2. Fernandinha, tu és uma verdadeira enciclopédia de VA hsauhsuah das várias pessoas que conheçam que gostam dessa série, pra mim, nenhuma é tãããão fangirl quanto tu xD Por sinal, é muito legal ver essa tua paixão pelo trabalho da Richelle, isso foi um fator que me motivou bastante para comer a ler VA.
    Eu gostei bastante da abordagem da Richelle em VA, como eu já disse no clube do livro, ela explora tão bem a questão da política (fora as mil tretas, pancadarias e os romances) que eu às vezes esqueço que toda essa galera é vampira hsuahushaus a escrita dela é bem fluida e a personagem principal é girl power! o/ Viva Rose!!!
    (pq se esse livro fosse contado pela Lissa... na boa... zzzZZZZZZZzzzzzzz)
    Obrigada por me incentivar (LEIA-SE: encher o saco infindáveis vezes hsuahushaushauhsuah) a ler VA, a série é excelente e acho que comecei minha jornada ~~Richelleana~~ muito bem O/
    Quanto ao filme, estou com grandes expectativas! Não acompanhei tantas atualizações e stills (mana, já tem praticamente o filme todo em stills, gifs, etc hsuahsuha) porque quero a surpresa maior no cine o/
    Excelente post!
    :**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JUJUBS CHAN, AMO QUANDO PESSOAS QUE GOSTO GOSTAM DO QUE EU GOSTO, PORTANTO: FELICIDADE RESUME!
      Adorei tu ter gostado e fico extremamente feliz por teres conhecido uma das minhas autoras favoritas!
      ELA NÃO É O MAXIMO, PFV <3

      Excluir
  3. ESSE POST É MUITO AMOR, QUERO GRITAR DE TANTO AMOR POR VA.
    Você foi uma das pessoas que mais me incentivaram a ler logo, então: OBRIGADA! <3

    PS: Chorei de rir com o gif dos feels. Ele tá resumindo a minha vida desde que comecei a ler Richelle, basicamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NILSEN, QUE GRANDE PRAZER TE VER POR AQUI!
      Fico muito feliz quando descubro pessoas que leram VA e falam que lembram de mim e panz.
      SÉRIO, ESSA MULHER É TÃO AWESOME QUE NEM SEI.
      Pra ti ter noção, VA nem é a minha série favorita, mas olha só minha reação à ela!!!!
      Espero que tu leia mais coisas dela. As séries dela são de muita qualidade!

      Obrigada pela visita!
      Beijos.

      Excluir
  4. Me surpreendo a cada dia mais com VA e com Bloodlines, e principalmente com a Richelle, se garante muito. Como sempre, ótimo texto Feeh <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ALBARITA, TU PRECISA LER MAIS OBRAS DELA!
      ELA É DEMAIS MESMO!
      Amo TUDO que ela escreve e espero que continue assim por um looooooooooooongo tempo!
      Obrigada pela visita!

      Beijos.

      Excluir
  5. Ainda tenho os .pdfs que me mandaste dessa série. Vou ler, juro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VÔ TE ESGANAR!
      VAI LOGO LER ESSA BODEGA, MULHER!
      Run <3
      (Não esquece de voltar pra me dizer o que achou!)

      Excluir
  6. MELHOR SÉRIE EVER DE VAMPIROS !
    Rose e Dimitri ♥ Suspiros eternos e com o filme com DEUSO RUSSO DANILA cabou-se tudo de vez rs
    AMO AMO E AMO ♥


    www.quatroamigaseumlivroviajante.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AH, SIM. AMO DEMAIS ESSA SÉRIE, JESUS!
      Espero que o filme seja maravilhoso!
      Depois volta pra surtar comigo! HAHA

      Beijos, querida.
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  7. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH TE ODEIO E TE AMO POR TER ME EMPRESTADO APENAS O PRIMEIRO E TER FEITO EU COMPRAR O BOX TODO *--------------------------* HAHAHAHA
    Preciso terminar essa série urgente!
    Parabéns pelo post, ficou demais!!
    Ps: <Christian3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESTOU EXTREMAMENTE SATISFEITA COM TUDO ISSO.
      VAMPIRE ACADEMY IS LIFE!
      Precisa terminar mesmo para conversarmos loucamente a respeito!

      Obrigada por comentar!
      Beijos.

      Excluir
  8. AAAAAAHUAIHSDIUHIFUAFIU

    ADIVINHA O QUE FIZ HOJE DE MANHÃ? EXATO ESCREVI UMA RESENHA DE VA TBM

    DAI ENTRO AQUI E TU ESCREVEU TAMBÉM E oiahuhdgUHpijçoihfpuiyhqi
    SOCORRO
    que resenha maravilhosa!!! amay a parte dos" Vocês deveriam ter cuidado com o que pensam. Uma estaca pode parar em seu coração do nada e você nem vai saber de onde veio." HAHAHA porque..é verdade ¬¬
    Não sei masi expressar meu amor por VA, quando penso em VA meu coração explode, eu vejo estrelas, e pareço drogada.
    tô tão ansiosa pro filme que tô quase vendendo meu rim e indo pros EUA assistir. NÃO DÁ NÃO DÁ.

    como eu amo partilhar esse amor contigo <3

    ResponderExcluir
  9. BRÉIR, LI TUA RESENHA E ESTÁ DIVINAL!
    Tu passa todos os feels certos sobre o livro 1!
    Menina, essa série me deixa de cabeça pra baixo no quesito sanidade e estou com medo de bater em alguém que ler e não gostar. HAHAHHAHAHHA
    Vamos esperar o filme e ver se ele consegue ser pelo menos metade do fabuloso que o livro é.

    Obrigada por comentar e tu é a melhor, argh <3

    ResponderExcluir
  10. AI MEU DEUS QUE POST MAIS FERFEITO KAREN PARAAAA AUSHAUSHAUSHAUSHUASUA

    Então eu amo amo amo a Richelle ela é diva DEMAIS, e eu já li quase todas as séries dela, pelo menos 1 livro.
    Só li o primeiro do Dark Swan pq não vi mais aqui pra comprar, mas essa série já foi finalizada?
    E tipo a do Sucubo, eu só li o 1, e não curti mto, mas melhora depois? pq aqui no brasil tem quase todas né?
    ENTÃO VA NEM PRECISO FALAR NADA É MINHA VIDA e Blondness? TO MORRENDO ~adrian me pega~
    cara repassei esse post para todas as minhas amigas que amam VA e as que pretendem ler <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LU CHAN! ME ABRAÇA! Estamos juntas nessa vida de fangirl de Richelle!
      Olha, "Dark Swan" só tem o livro 1 aqui no Brasil mesmo, mas acho que tenho em e-book traduzido os outros livros. Trocamos figurinhas ;)
      Sobre a série Súcubo (Georgina Kincaid), tipo, eu AMO essa série!!!!!! Ela é incrível e cheia de revira-volta mas as coisas começam a pegar mesmo a partir do livro 3. Te aconselho a continuar! Já tem todos os livros no Brasil, pela selo Essência, da editora A Planeta. LÊ LÊ LÊ!
      Bloodlines.................................................. não consigo nem nomear os feels.
      MEU DEUS, MINHA FAVORITA POR VÁRIOS MOTIVOS, E CLARO QUE ADRIAN É UM DELES.
      Aguarde mais posts da diva ruiva que vem!
      Beijos, beijos!

      Excluir
  11. VAVAVAVAVAVAVAVAVAVAVAVA! <3
    Sabe que eu também sou gamada nessa série né? (MAS MUITO MAIS AINDA NO BLOODLINES PQ ADRIAN É VIDA, BJSMIL)
    Concordo que todo mundo tinha que ler, e é realmente da mesma época que Crepúsculo então nem adianta aquele povo vir com mimimi de "mais do mesmo" PORQUE NÃO É!
    Enfim, amei o post e to relendo os livros pra me preparar pro cinema 8) IAUHSUIAHSIAHSHAUIH

    http://relativismoescrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ALÊ DO CÉU <3
      Pena que o filme não veio pro Brasil mas....... não exclui o fato que os livros são PERFEITOS!
      Amo saber que tem gente que divide o amor de VA comigo!
      Volte sempre, volte mais <3

      Excluir