Páginas

10/02/2014

Sobre A Menina que Roubava Livros: Livro e Filme


Liesel Meminger me fez chorar descompensadamente no cinema.
Mas esse não é o ponto principal.

A-Menina-que-Roubava-Livros-pôster-final-USE-ESSE

Espero de coração que todos os que forem assistir ao filme mais comentado recentemente saibam que este é baseado no livro de Markus Zusak, lançado em 2005 e trazido ao Brasil pela Intrínseca em 2008. Espero mesmo, porque esse livro merece ser lido, apreciado… degustado.

Alguns dos motivos que me fizeram amar o livro, dentre tantos:
    1.  A morte é a narradora.  Alguém surta e morre comigo ao compreender a amplitude e beleza disso?!? Alguém, alguém pra surtar comigo? A fina ironia que pode ser experimentada em ter a morte narrando a vida de uma menina que passou pela segunda guerra. Essa premissa é demais pro meu coração.
    
    2.  Um dos períodos que mais me fascinam é a Segunda Guerra Mundial. As insanidades de uma nação que se diz superior e a bravura da resistência, do que o ser humano é capaz. Eu me encanto com essa temática, com o quanto ela pode ser atual.
    
    3.  Por favor, a história de uma menina que ama os livros e é capaz de tanta coisa para conhecer, proteger e desvendar as palavras… meu coração não aguenta, sério.


Conheci o livro por volta de 2000 e, desde então, ele sempre surge na minha mente quando me perguntam qual meu livro favorito. Atribuo meu amor por ele ao fato do autor ter reunido tantas características que me agradam em um livro e com narrativa tão deliciosa.

Após o estrondo que foi a chegada desse livro, outros títulos do autor foram trazidos para o Brasil. Dentre eles, li dois anteriores: Eu sou o Mensageiro (2002) e A Garota que eu quero (2001). Devo dizer que os dois livros foram boas leituras, mas nem chegaram perto do sucesso do meu primeiro encontro com esse autor autraliano. A fórmula funciona porque a narrativa de Zusak me atrai, mas ainda prefiro o brilhantismo da morte falando de uma “roubadora” de livros.

DSCF1326



Devo confessar que fui ao cinema com “os dois pés atrás”, relativamente traumatizada com a quantidade de más adaptações cinematográficas para livros que gostei. Preferi não ver nenhum trailer e nem saber de opiniões de outras pessoas, queria ter a minha experiência ao ver o filme. Ela não poderia ser melhor.

book-thief
A atriz que fez Liesel, Sophie Nélisse, não poderia ter sido melhor escolhida. Ela tornou factível pra mim toda a coragem dessa garotinha que luta com unhas e dentes por todos os que ama, me mostrou com um olhar o amor e encantamento que os livros podem trazer e me fez chorar rios ao mostrar a maturidade que uma menina pode adquirir em momento de tanto sofrimento, ao perder uma família e encontrar amor em outra no meio do caos da guerra.


 
A fidelidade com tudo o que me recordo do livro me deixou encantada, e eu já estava chorando desde o encontro da Liesel com uma biblioteca, imaginem no restante do filme.

Tenho um milhão de motivos para indicar esse livro e dizer o complemento perfeito que o filme se tornou pra mim, mas se todos os surtos e clichês que usei até agora pra falar dele não serviram pra despertar a curiosidade de alguém, lamento… vocês não sabem o que estão perdendo.



7 comentários:

  1. Líliaaaaaaaaan
    então, eu ainda não vi A Menina que Roubava Livros, ainda não atingir o estado de espírito ideal pra pegar esse livro rsrs sei que é muito bom mas nem sempre a gente tá no clima para algumas leituras, né?

    a foto do cachorrinho com os livros, que coisa fofaaaaaaaaaa hsuahsuah

    eu comecei a ver o filme, mas ainda não tive tempo de terminar T.T pelo pouco que vi, já gostei bastante!sem dúvida, foi um dos filmes mais aguardados pela comunidade bookaholic.

    ótimo post!
    abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jubs, POR FAVOR, termina de ver o filme pra gente poder sofrer juntas ;_;

      Mas não perde a oportunidade de ler o livro não (se quiser eu tenho rsrs)

      O cachorrinho já faz parte das fotos dos meus livros hehe ele que segura a página e ajuda a embelezar as coisas, porque olha... sou péssima fotografa (:

      Excluir
  2. LILIAN <3
    Entendo bem teus feels. Li "A meninas que roubava livros" há alguns anos mas ainda sinto um aperto no coração de lembrar.
    É um livro maravilhoso que preenche e esvazia o leitor simultaneamente e o amo.
    Ainda não assisti ao filme, mas em breve vou chorar com mais essa.
    Teu post é lindo e todo fangirl <3

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ow Fê :)
      Obrigada.
      Amo o livro, mesmo mesmo! Vambora logo assistir o filme pra gente fofocar em trio ^^

      Bjs

      Excluir
  3. AI AMIGA JÁ SOU SUA FÃ POR VC TER FEITO EU VOLTAR COM MINHA LEITURA COM O PROJETO e agora então? Nossa eu vou ver AQRL semana que vem com minha amiga, e já separei a caixinha de lencinhos pq né RUDY VAI ACABAR COM MEU SER.
    Eu amo tanto esse livro e li ele a mais de 5 anos, e tipo ainda lembro de cada página. Foi um lviro que mexeu demais comg e na época tinha boatos de filme, mas nunca saiu o bendito filme. Quando fiquei sabendo que ia ter filme já na mesma hora tinha trailer tipo o0
    AUSHAUSHAUHSU amei o post, vou ver assim que der!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu \o/
      O projeto tá firme e forte? o/\o por aqui estamos caminhando bem

      Pra mim, o filme somou com o livro perfeitamente... difícil isso acontecer, mas fiquei feliz pela adaptação e chorei rios e quase inundei a cidade (e isso ~quase~ não é exagero rsrs).
      Li o livro há bastante tempo também, e quero reler agora pra reviver tudo isso, mas cadê coragem pra chorar tudo de novo? :'''' é muito ser fã <3


      Bjos Bjos ^^

      Excluir
  4. Ah Markus Zusak é um dos meus escritores favoritos <3

    ResponderExcluir