Páginas

19/04/2014

[Manias de Leitor] Spoilers, por que tão lindos?

Este post é totalmente pessoal. Sei que este é um assunto polêmico mas tudo que está aqui é o meu ponto de vista sobre o assunto. Esclarecido isso, vamos lá!
Nem te conto: AMO SPOILERS! 
Devo estar sendo chamada de louca varrida, sem noção ou expressões do gênero neste exato momento pelos queridíssimos leitores. Mas, mas... AMO SPOILERS! 

YAY
Quem me conhece sabe que spoiler é um caso sério na minha vida. 
"OMG, SÉRIO?! KD MEU LIVRO, KD?!"
"Por que? POR QUE??? ESTRAGA TODA A HISTÓRIA!
Sério? Vocês realmente acham que estragam a história saber algum doce spoiler? 
Eu sei que isso é completamente subjetivo mas, no meu caso, spoiler apenas me estimula a comer o livro! 
Eu fico ensandecida para saber e, quando sei, quero saber mais ainda!!! 


Vamos ser sinceros aqui: saber o rumo do livro não me faz saber o que vai levar a narrativa, ou o personagem, a tomar tal rumo. E se me contarem "todos os detalhes", ainda assim, não vai me fazer perder a emoção de eu mesma estar passando pela situação (no caso, lendo), porque as pessoas vão me dar as perspectivas delas. Não serão os meus sentimentos, o meu ponto de vista! A questão subjetiva, lembram? 
É fácil de entender quando constatamos que livros que amamos são odiados por algumas pessoas. 
Um livro é único para cada pessoa porque cada um encara a história baseada em sua perspectiva de vida. 
Juro que não consigo compreender quem larga o livro por ficar sabendo de alguma coisa que, em tese, não poderia saber antes da hora. (Mimimi sou viadinho mimimi) 
QUERIDINHOS, JÁ CANSEI DE IR LÁ NO ULTIMO CAPÍTULO PARA DAR UMA OLHADINHA PARA EVITAR UM INFARTO FULMINANTE DO CORAÇÃO! 
Me digam, não dói? Que tipo de masoquismo é este que, se o teu personagem favorito vai morrer, tu quer acompanhar passo a passo??? TU TEM UM PROBLEMA MUITO SÉRIO, AMIGO. É QUASE UM PSICOPATISMO! 
Quando sei que alguém vai morrer no livro já tento me preparar psicologicamente! E mais, já vou analisando as reais intenções dos autor. Consigo compreender melhor o que ele quer me passar. Aí posso julgar com um "ISSO NÃO TEM NEXO!" ou um "QUE AUTOR MALDITO! MAS ISSO FOI NECESSÁRIO!" e panz. 
Estou fazendo sentido? 
Não? 
Ok. 

*Comemoração por spoilers bons* 
O fato é que quanto mais informações eu sei do livro, mais ele me interessa. 
Spoiler funciona como um estimulante para mim. É imbatível. 
"E se tu souber de um final que não te agrada?" Já aconteceu. E nunca deixei de ler o livro por causa disso. Já abandonei livros por não ter rolado o clima entre nós, mas nunca por spoiler. 
A história é bem mais do que os fatos. Envolve sentimentos meus, como leitora, e a motivação dos personagens, o que leva às reais intenções do autor. 
(E de acordo este estudo não sou doente.) 

Agora uma conversa muito séria sobre a disponibilização dos spoilers: 
Respeito muito quem não gosta. Eu não conto se não quiserem saber. Respeito é fundamental nessas horas. Mas, tipo assim, SE EU QUERO SABER, ME CONTA! Não se nega spoiler a quem está pedindo. É uma das maiores maldades do mundo!
 "Ah, mas eu não faço porque não quero que façam comigo." A sua empatia é admirável, amigo. Mas podes colocá-la em prática em outros horários propícios (tipo na hora de furar a fila do RU). Se estou pedindo, eu quero saber e assumo toda e qualquer responsabilidade. Não é como se eu estive pedindo para me bater ou algo do tipo. 

Já sofri MUITO com livros que não tive como conseguir spoiler. Dentre alguns tensos: "Contos de Meigan" e "Tocada pelas sombras" me deixaram no chão frio e amargurado da dor, mas dei um sr. piti antes. Lágrimas, gritos (quem me conhece sabe que grito de verdade. Meus pais nem se assustam mais) ofensa aos autores, mais lágrimas, ameaças no twitter e coisas do gênero. Foi terrível. Eu realmente não estava preparada para finais assim e seria ótimo saber o que me aguardava. Enfim,  não vou mais chorar pelo spoiler poupado. 
Claro que não sei o que me espera em todos os livros que leio mas, às vezes, é uma dor que eu realmente evitaria se pudesse. 

E vocês, o que acham de spoilers? Acham que acaba o tesão ou concordam comigo? 
PS: O assunto tratado foi sobre livros mas não tenho problema nenhum com spoilers de filmes e séries. 
(Me tratem com carinho nos comentários, hein!)
P.S.: Para concluir, vou dar um spoiler sobre a vida: TODOS MORREM NO FINAL! 
 *Tchau de miss* 



18 comentários:

  1. Louca varida de pedra u.u'
    #zuando
    As vezes eu deixo de ler o livro pq eu não escutei nem um spoiler, vai entender...
    hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA Estás em cima do muro!
      Acho que deixa de ler por não saber de nada porque não configura recomendação, sei lá.
      Acabou que o estranho é tu mesmo. UHAUHAUHAHUA
      Lembre-se: SPOILER IS LIFE.
      Beijo e volte sempre! <3

      Excluir
  2. Adorei! Hahahaha.
    Quem nunca olhou na última página do livro pra saber como termina que atire a primeira pedra. É a primeira coisa que faço, sempre. Confesso que às vezes evito receber spoilers - quando se tratam de séries que amo muito (Alô, Divergente) e prefiro ficar surpresa lendo e não receber os spoilers que não pedi (Maldito twitter) - mas com outras séries, sou totalmente a favor e só me deixa mais ansiosa pra que o momento chegue logo. ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre gosto de saber a coisa pra me poupar a surpresa e me preparar para o sofrimento.
      Óh Divergente: já sei o que me espera, não estou muito feliz, mas ESTOU LOUCA PARA LER OS LIVROS QUE FALTAM! Não me atinge em nada os benditos spoilers.
      Bom saber que tem quem compartilhe esse lado negro da força comigo.
      Beijos, Andy!
      Obrigada por visitar <3

      Excluir
  3. Concordo tāo totalmente q ate parecia q vc leu minha mente.
    Sempre goste d spolier acredito mesmo q els divulgam o livro, serie ou filme.

    Bjs miga

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AI MINHA NOSSA SENHORA DO CHOCOLATE CROCANTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      ESSE POST É TÃO EU!!!!!! *Olho esbugalhado*
      Finalmente alguém que me entende! Eu AMO spoilers. REPITO: AMO SPOILERS.
      Por favor, me deem spoilers.
      E nossa, como é frustrante quando quero descobrir algo que acontece num livro e não consigo. Quantas vezes já não fiquei horas no goodreads procurando por uma MÍSERA resenha que PELAGLÓRIADOSCÉUS revele a bendita da informação que as outras resenhas não deram. E que sensação linda quando finalmente encontro a resenha de uma alma caridosa que revelou spoilers lindos na resenha. Que sensação boa clicar na palavra spoiler e ele se revelar para meus olhos curiosos!!! Quase poético.
      Eu gosto de começar a ler um livro sabendo o que acontece. E não apenas informações vitais não, mas qualquer acontecimentozinho na história. Gosto de começar a leitura sabendo o que me espera. Por isso sempre vou em busca de resenhas, se conseguir spoilers melhor ainda. Isso vale para livros, séries e filmes.
      Sou daquelas que enquanto algum episódio está passando, fico no twitter (Nas buscas) monitorando o que o pessoal está postando a respeito, de olho nos comentários. Depois vou ao tumblr procurar gifs *------* Só então assisto, rs.
      Também respeito quem não gosta e se a pessoa não quiser eu não falo, mas please, precisa retribuir o favor não, pode abrir a boca se eu pedir.
      Spoilers não me desanimam e não tiram minha vontade de ler um livro, longe disso, acho que fico mais ávida ainda para ler.
      AMO spoilers <3333333 Um brinde a nós, minoria, que adora essas coisas lindas! (Como somos tão poucos? :OO)

      Excluir
  5. MANA, PARECE QUE BAIXEI EM TI! HAHHAHAHAHA
    Esse é o tipo de comentário que eu faria num post sobre isso!
    Pelamor, nada a ver esse ódio declarado por spoilers. Absurdo!
    Leio mesmo, assisto mesmo e sou bem feliz, obrigada.
    Amei teu comentário!
    Obrigada pela visita e volte mais! <3

    ResponderExcluir
  6. Esse assunto separa as pessoas HJSAUIHDAISUHDIUAHSDIUASUDSA
    Tu me conhece e sabe que em relação a spoilers eu tô contigo no "O fato é que quanto mais informações eu sei do livro, mais ele me interessa." Se eu quero ler determinado livro, eu PRECISO saber algo sobre ele, algo que me instigue. E quando eu tô lendo, também. É tipo a cenoura do burro sabe? Fica na frente do seus olhos e você corre atrás...spoiler pra mim é assim...um incentivo hahahahahaha

    beijoooooooooooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BRÉIR!
      É nós se debatendo no twitter pra saber finais de livros!
      Melhores pessoas, yay! UHAUHAUH
      Beijo ♥

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Demorei pra comentar aqui, apesar de já ter lido esse post faz tempo eu só tinha concordado com tudo que tu disse e pronto! :P
    Mas daí esses dias me vi numa situação tensa, justamente por causa de spoiler (de Game of Thrones, no caso) e fiquei tão P... da cara que vim aqui desabafar...hahaha
    Sério, é muito triste quando a gente quer conversar sobre algum livro/série/filme e tem um "culhão" que ainda não leu/viu e fica chorando pra não dar spoiler, pior ainda é quando NINGUÉM (do teu círculo social) leu/viu e tu não tem com quem comentar.
    Também não se pode nem se expressar/surtar nas redes sociais, pq é aquele #mimimi. Pensando nisso me deu até vontade de fazer um blog, que ao invés de resenhas teria vlogs de spoiler, tipo, eu falando tudo que eu achei do livro/filme/série etc. e as pessoas comentando e interagindo sem restrições, massss como eu tenho preguiça e vergonha vim te dar essa idéia, pq tu com a tua sem-vergonhice poderia botar em prática e fazer as pessoas mais felizes =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Silvia!
      Ideia interessante e um tanto suicida, mas vou trabalhar nisso!
      Entendo o teu caso. Quando a gente não tem com quem interagir é terrível e nada pior do que o mimimi alheio. QUE CULPA TENHO EU SE O SER EUCARIONTE NÃO LEU AINDA?! Complicado, complicado.
      Mas, óh, sempre tem a internets pra isso. Pode conversar abertamente sobre spoiler comigo e com outras pessoas que curtem.
      Enfim, eu te entendo. *ABRAÇO GRUPAL*
      Beijos e volte sempre!

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. EEEEEEEEEEEEEEEEENTÃO!
    Deixe-me por a minha opinião divergente aqui u.ú, pq esses comentários tão muito farofa pro lado da Fernanda, ntsc ntsc. -Rs

    Entendo seu ponto de vista, Fernanda (Rainha/Linda/Diva/Maravilhosa). Mas como tu mesma disseste, é algo subjetivo. E...

    Eu
    Odeio
    Spoiler
    Irrevogavelmente

    ~~~~~~~~~~~~Para mim~~~~~~~~~~~~ tira a graça da história. Mas eu explano...

    Eu, particularmente, adoro me surpreender com um livro.
    O suspense, as reviravoltas, o grande segredo revelado. Para mim essas coisa são incríveis quando são repentinas. Sinto emoções muito fortes nessas situações, e isso só me faz gostar ainda mais da história.
    Spoilers me irritam porque me sinto sabotado. Quando recebo um spoiler, sei que, ao já saber que determinada coisa vai ocorrer, não vou sentir a mesma sensação que teria se me surpreende-se com isso. Ou seja: sinto como se tivessem roubado de mim uma experiência linda de leitura. Daí: fico puto!!!!!!!!!! U.Ú
    uahsuahsuahsuashuh
    E tem gente que distribui spoiler de graça. Ai que ódio! Tem gente que faz só de maldade. Deus o livre ficar no twitter domingo a noite, por exemplo (hora de episódio de Game of Thrones).

    Por isso, não consigo entender vcs seres mutantes que sentem prazer com spoiler, asuhausahus. Mas já que dizem que o sentem, blz! Mas sejam bom Batedores e rebatam os balaços-spoilers pra longe da minha pessoa. Grato o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arthur Medeiros, lindo, maravilhoso, ARGH <3
      Eu te entendo, meu caro. Te entendo. Eu respeito MUITO quem não curte spoiler. Se não quer saber, não saberá e ponto.
      Acho incrível essas divergências humanas, sabe. Essa questão de opiniões super diferentes ao ponto de considerar extremos. Mas enquanto não prejudicar o bem estar das pessoas, que as diferenças continuem!
      Amei te ter aqui (mesmo que tenhas me chamado de mutantes. Ando gostando de vários mutantes ultimamente, então: obrigada!).
      Volte sempre, viu ♥

      Excluir