Páginas

06/03/2014

Laços de Sangue e O Lírio Dourado (Richelle Mead)

Olá, leitores! 
Já conversamos baixinho sobre a Série Academia de Vampiros aqui no blog e trarei algo do mesmo universo hoje. 
Conheçam *rufar de tambores* a Série Bloodlines

Uma das capas mais bonitas de Richelle Mead. E "O Lírio Dourado" brilha de verdade!
Neste primeiro momento, vou expor apenas os dois primeiros livros que foram lançados no Brasil pela Editora Seguinte. 
Meu contato inicial com a Série Bloodlines foi através de leituras de e-book. Não sabia se viria para terras tupiniquis (já que o ultimo livro de VA sequer tinha lançado no país) então quando conclui a série Academia de Vampiros corri para as traduções de fóruns (e li no PC mesmo) para saber o que Richelle-ruiva-maravilhinda-Mead tinha aprontado. 
Minha reação ao ler
 Bloodlines no PC
Eu esperava algo depois do final de VA. Bem, na verdade eu desesperava!  
A série Bloodlines é um spin-off de Academia de Vampiros. Significa que: é o mesmo universo só que com perspectivas diferentes. 
Entendam, a  proposta de Academia de Vampiros foi concluída com louvor, SÓ QUE alguns personagens ficaram com finais inconclusos E EU JAMAIS ACEITARIA UMA COISA DESSAS! 
Crueldade de Richelle-maldita-Mead a parte, estava ansiosa para saber a proposta de Bloodlines e fiquei realmente surpresa com algumas delas. Não me refiro especificamente ao romance, que eu já desconfiava *HEHEHEHEHE*, mas de outros pontos significantes para a estrutura do enredo mesmo. Aparentemente, Richelle vai acabar com todas dúvidas que ficaram abertas em Academia de Vampiros nesta série: as perguntas sobre o poder do elemento espírito, o funcionamento interno dos alquimistas e ainda outros pontos que ela trouxe para a abordagem. 
Vou ser sincera: Bloodlines é a minha série favorita da minha autora (de ficção-fantasia) favorita. Então aguentem os feels que não serão poucos. 


O primeiro livro no Brasil é "Laços de Sangue" e nele teremos a perspectiva privilegiada de uma humana no meio vampírico; mas não uma humana qualquer. Sydney Sage é uma alquimista e a visualizamos na série Academia de Vampiros, porém só vamos conhecê-la em profundidade aqui. 
Achei interessante de várias maneiras a escolha dessa personagem para protagonizar a série Bloodlines. Para começo de conversa, ela é um ótimo começo para a história. Quem já leu Academia de Vampiros sabe que a perspectiva de Rose é de dentro. Ela é uma dampira e vive aquele mundo desde sempre. Sydney não. Mesmo sendo alquimista e sabendo das tretas do mundo das trevas, ela não é ligada à esse mundo pessoalmente. Na verdade, ela se encrencou com os alquimistas por ter interagido com Rose em VA e a missão que a levará proteger uma Moroi importante, que vai amenizar conflitos internos no mundo vampírico, será uma espécie de tentativa de redenção à ela. 
A função de Sydney é simples: esconder Jill no mundo humano e deixá-la longe de alguns morois dissidentes que atentaram contra a sua vida. Para isso, a rainha e os alquimistas decidiram escondê-la em um colégio em Palm Springs; uma cidade ensolarada e quente em que poucos procurariam (e mais seguros de Strigoi).
Acontece que lidar com essas criaturas das trevas não é fácil. Entendam, Sydney foi criada desde o berço a encarar vampiros como malignos. Eles são criaturas anti-naturais e não deveriam existir. Conviver com eles será difícil para Sydney, no entanto, o dever é mais importante. Proteger os humanos é o essencial. 
O dia-a-dia no colégio interno é diferente de tudo que Sydney já viveu. Ela foi educada em casa, mas sempre sonhou em fazer faculdade, então essa é uma experiência que ela está levando à sério (como tudo em sua vida, aliás). Sydney se destaca tanto que chegam a pensar que sua tatuagem de lírio, que é simbolo dos alquimistas, é algum tipo de tatuagem especial que dá à ela inteligência sobre-humana. A partir daí ela percebe que os alunos da Amberwood são cheios de tatuagens "especiais". Dentre disposição e força fora do comum, Sydney sente que há algo muito errado nessa história e decide descobri o que é. Sua doce sapiência chamou atenção até de sua professora de história e Sydney acabou com um estudo independente sobre histórias antigas. Sra. Terwilliger, no entanto, tem planos mais... especiais para ela. Paralelo à isso, há sua relação com Jill, Eddie e Adrian. Os vampiros e dampiro em questão estão longe de ser os seres infernais que ela pensou. Várias surpresas e perigos nos pegam pelo pé em "Laços de Sangue", e olha que é apenas o primeiro livro. 

"O Lírio Dourado" é o segundo livro da série e um indicador interessante para o rumo que a série vai tomar. Sem falar que aqui vemos o despertar do romance. *HEHEHEHEHEHEHEH* 
Bem, sobre aos pontos que a autora toma, teremos vários problemas a serem resolvidos. Sydney descobrirá alguns mistérios que diz respeito ao passado histórico dos alquimistas e não vai gostar nada. A sua perspectiva de mundo começa a expandir. Quem serão os verdadeiros monstros? Claro que seus (pré)conceitos ainda são profundos. Mesmos ao analisar personalidades de seus novos amigos, Sydney não ignora o fato de que os vampiros ainda são seres anti-naturais; afinal, eles bebem sangue humano e usam magia. E isso é imoral e errado... não é? 
Quando Dimitri Belikov e Sônia Karp chegam em Palm Springs para fazer uma pesquisa sobre o uso do espírito com Adrian, Sydney percebe que a magia pode ajudar em uma causa muito nobre: a erradicação de Strigoi. Este é um objetivo que diz respeito tanto aos moroi como aos alquimistas de uma forma grandiosa. Seria a cura para o maior mal do mundo. 
Sydney entende a importância desse feito, porém há limites que ela não consegue ultrapassar. Quero que vocês compreendam de verdade o peso da crença alquimista. É como se fosse uma religião xiita. 
Trabalhar com os vampiros é uma necessidade. O peso da simpatia que Sydney sente por eles se manifesta quase como culpa.  A função de Sydney em proteger Jill e a convivência direta com ela, Eddie e Angeline (uma nova guardiã designada para ajudar na segurança da moroi) a transforma aos poucos. A forma como Richelle-genia-Mead trabalha gradualmente a expansão do horizonte de Sydney é maravilhosa. 
Uma das coisa que mais prezo em Richelle-perfeita-Mead são as relações de seus casais. Elas são graduais, em banho maria. O casal chave de Bloodlines em especial é  incrível. Raças diferentes? Ok. Mas vamos nos aprofundar, amigos. Eles são parecidos em seus íntimos. Eles passaram pela mesmas dificuldades, apenas lidam com isso de forma diferente. Ao passo que eles são completamente diferentes em personalidades, eles se complementam de uma maneira que eu não sei lidar! *ARFANDO* 
Adrian está se recuperando do pé da bunda que levou em Academia de Vampiros e o amadurecimento desse personagem é uma coisa tão significante! Ele não é o mesmo que conhecemos em VA. Quer dizer, o jeito adoravelmente tratante continua o mesmo, mas o modo como Sydney o encara muda as perspectivas que tínhamos dele na série anterior. E que fique claro que no primeiro momento, não há nada de romântico. O próprio sentimento de Adrian desperta aos poucos de uma forma natural e certa; através de conhecimento e convivência. 
"Quando estou com você, eu quero ser uma pessoa melhor porque... bem, porque parece certo. Porque eu quero. Você me faz querer ser uma pessoa melhor. Eu quero me superar. Você me inspira em todas as ações, todas as palavras, todos os olhares. Eu olho para você e você parece... luz transformada em carne e osso... você é a criatura mais linda que já caminhou sobre a terra. (...)" 
Adrian sente as coisas intensamente. Uma parte por causa do poder do espírito, outra é por sua própria personalidade. Suas declarações de amor são. as. melhores. MY. GOD! 


Até aqui, do ponto de vista romântico, só tem dor no coração e muitos feels. Mas já dá para perceber nitidamente o crescimento dos personagens por um todo. Não apenas Sydney e Adrian, mas Jill, Eddie e a própria Angeline. Essa série é inteligente e bem feita. Ela primeiro caminha para depois correr. Sabe quando tu sente que tudo está em seu devido lugar? Então. 
A trama de Bloodlines é extensa, porque não toma apenas um rumo. Richelle-deusa-Mead aponta para várias direções que se entrelaçam na conclusão. É fabuloso!

A serie Bloodlines já tem até o quarto livro lançado na gringa e, sim, já os li e sei o que vai acontecer. *HEHEHEHEEHEH* *HIHIHIHIHIHIHI* *HOHOHOHOHOH* *AIAIAIAIAIAIAI*

"O Feitiço Azul", terceiro livro da série, será lançado no Brasil pela editora Seguinte neste mês de março, provavelmente. Estou ansiosa para continuar escrevendo sobre essa série awesome! 
Espero que vocês corram para ler e acompanhem os surtos na ordem! 

Por nada. 


15 comentários:

  1. "Uma das capas mais bonitas de Richelle Mead..." com os designers que contratam pra fazer as capas do livro dela, qualquer capa com alguma ideia abstrata já fica boa. *Fernandinha me atirando pedras em 3, 2...*

    Embora eu não conheça a história, é impossível ler essa resenha e não rir. Quantos sentimentos por essa mulher, meu deus! Nossa, eu consigo ler e imaginar tua voz surtando na minha frente na praça de alimentação do boulevard e suas mãos fazendo garras enquanto você grita "AAAARGH".

    Mas voltando a resenha, como disse, não conheço nada da história, mas o surto coletivo ocasionado pela não vinda de VA para o Brasil só mostra o quanto a história deve ter mega potencial para levar várias novinhas e novinhos a loucura. Eu terei um break de dez dias na próxima semana e buscarei e-book do primeiro livro, se eu achar, juro que lerei em homenagem a você Fernandinha (e se eu gostar, lerei os outros).

    Um cheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior do que ser tirada deliberadamente é ter que te dar razão. Maldito <3
      Ah, meus surtos por Richelle são conhecidos internacionalmente.
      Agora que já te mandei os livros, acabaram-se as desculpas. Conheça minha diva ruiva maravilha e venha para a luz.
      Obrigada pelo ar da tua graça, Elderito <3

      Excluir
  2. FERNANDJENHAAAA
    Como sempre... teus posts sobre livros da Richelle altamente divos!
    Então, como é de seu conhecimento, parei no terceiro de VA e até agora gostei bastante! Pelos motivos que você indicou, achei legal a Richelle ter feito esse spin off, tipo... me pareceu necessário (ao contrário dos zilhões de livros da Cassandra Clare, falo mesmo). E o que me deixou muito feliz: o Eddie tem mais destaque :p tu sabes que eu caí de amores por esse personagem rsrs

    Quanto às capas... finalmente estão fazendo capas legais pros livros da Richelle, já tava na hora! hahahaha

    excelente post <33

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JUJUS CHAAAAAAAN!
      Ah, meu amor por ela não tem fim!
      Fiquei TÃO feliz por estares lendo VA! Já como teu amô é Eddie, vais amar ainda mais Bloodlines!
      Nossa, nossa, nossa, fico tao feliz quando gente que gosto gosta das coisas que gosto!
      Obrigada <3

      Excluir
  3. SOCORROOOOOOO QUE ESTOU SURTANDO UM BEIJO E OBRIGADA! NECESSITO LER BLOODLINES DE NOVO (parei no segundo em versão ebook) KDKDKDKDKDKDKDKD?
    Mas sou fuçadeira e sei mais ou menos o que acontece na série toda. Sabe como é TEM O ADRIAN, não dá pra ficar sentada esperando para ver o que vai acontecer com esse DIVO, LINDO, MICHAEL MOSCOVITZ 2.0 (só que meio byroniano).
    Gente, Bloodlines também é minha série favorita da Richelle! Muito diva! Eu xonei na Sydney desde o primeiro momento que vi ela no VA! *o* Fiz até fics com ela e tudo antes do Bloodlines UHEUEHUEHUUEHUEHEHE


    bjs e queijos!
    http://relativismoescrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ALESSANDRA!
      Nossa, já vi que és das minhas! *O*
      Vi no teu blog resenha sobre os livros de VA e considerações sobre o filme e panz e acho muito daora ler blogs que curtam o mesmo conteúdo que eu. (Já comentei lá, pode olhar! ;) )
      Obrigada pelo comentário animado e espere que terá mais dela em breve, afinal, tem livros a serem lançados esse ano (YAY!)
      Beijos!

      Excluir
  4. CHEGUEI AMIGA SORRY A DEMORA
    mas você sabia que eu não ia deixar de passar aqui para falar do meu amor pelo LINDO E MARAVILHOSO do Adrian <3
    Como disse minha amiga (que tbm é Fernanda por sinal) nessa saga podemos amar o Adrian sem medo de ser feliz *-------------------* Tipo em VA, eu fui total pro lado do nosso russo gostosão, mas meu coração sempre se partiu em 2 pelo Adrian. Nossa ele era TU-DÔ como a richelle pode fazer um final daqueles com ele? fiquei mto puta. Mesmo torcendo pelo dimitri (pq dimitri e rose são épicos, não tem como separar esses dois) fiquei mto #chatiada com o fim que ela deu para o Adrian.
    Ai veio blodness M-E-U-D-E-U-S acho que a divona ruiva se redimiu pelo fim depre do nosso gato <3
    Nunca pensei que ia shippar tanto um casal como Sidney e o adrian.
    E nunca pensei que fosse amar mais o Adrian do que eu já amava, PQ ELE TA DEMAIS NESSE LIVRO
    AS COISAS QUE ELE DIZ PRA ELA, OS OLHARES, OS BEIJOS OU MELHOR "O BEIJO" QUE EU SÓ LI ATÉ LÍRIO DOURADO E FIQUEI DE CARA COM AQUELE FINAL, NECESSITO DO FEITIÇO AZUL PRA ONTEM, OBRIGADA
    asuhaushausahusahsuhuashushuas deixe eu me acalmar, o que eu quero dizer é que nem pela Rose o Adrian ficou assim <3 <3 E isso é TÃO amor.
    Olha dona fernanda, fique sabendo que você me deixou mto atacada nesse momento.
    Estou esperando pelas livrarias desde janeiro pq não quero ler o 3 no computador, mas vc fez reacender a chama da paixão que eu estou guardando a tempos <3

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem que copiei e colei, pq meu comentário foi cortado D:
    ta ai o final:

    Mas vou me segurar pq o livro sai esse mês, ou mês que vem, não lembro e eu quero ler EM MÃOS. pq sinto que esse 3 vai ter umas coisas pra lá de boas *o* HOHOHOOHOHOHOHOHOHOHOHOH
    Cara, vou voltar a ler a série sucubo assim que der!! e me mande os que vc tem em pdf ai de "a filha da tempestade?" eu só li o 1 e os outros não tem nas livrarias né?
    Só acho que você deveria fazer um post com todos os livros da Richelle UASHUASHAUSHUASH
    Enfim, amei seu post amig, surtei aqui <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só Deus sabe o quanto fico quicando com comentários surtantes, Lu.
      OS TEUS SÃO TÃO BONS!!!
      Cara, eu entendendo PERFEITAMENTE os teus sentimentos porque, veja bem, eu NUNCA shippei Adrian com Rose. ROSE É DE DIMITRI E PONTO. Mas como lidar com aquele final de série sem querer enforcar a Richelle? Diz!!
      Aí veio Sydrian. MEU DEUS, QUE SHIP PERFEITO!!!!
      Cara, acho que nunca gostei tanto de um casal como gosto desses dois e olha que gosto de muitos casais.
      Essa série é, sei lá, FABULOSA? MARAVILHOSA? SIM. SIM. SIM.
      Vou logo avisando que vais morrer lentamente com o livro 3 e estrebuchar no chão com o livro 4!! Anota isso e aguarde!
      Obrigada pelo comentário divo!
      Volte sempre. E sim, teremos mais coisas sobre Richelle Mead porque é mais forte do que eu.
      Beijos <3

      Excluir
  6. VC QUER QUE EU EXPRESSE MEUS SENTIMENTOS SOBRE ESSA SÉRIE, SIM?

    *BLAIR DEITA NO CHÃO, SE ENROSCA, CHORA ATÉ DEPOIS DE AMANHÃ

    Porque é assim que eu me sinto quando penso em sydrian, em Adrian bebê, em Sydney amor da minha vida (e talvez uma das protagonistas que eu mais em identifique nos últimos tempos).
    Essa série é um sonho porque ela simplesmente nos dá o 'depois' vislumbres das vidas de personagens que a gente amou em Vampire Academy e toda uma nova possibilidade de saber mais sobre o mundo vampírico de Richelle. Tenho um carinho muito especial por Bloodlines (eu julgo um livro por: li em inglês x não li em inglês, se eu li em inglês é porque é bom demais e eu nem pude esperar hahahahaha) e eu sei que vou ficar órfã quando acabar =(
    Acho que em BL a Richelle tá se superando. Tudo de maravilhoso que ela já escreveu, tá culminando nessa série, todos os feels, todas as dores, ela tá multiplicando ESSA DNEM QUERO PENSAR NO FINAL
    ME RECUSO
    NÃO ACEITO FINAL


    T_T

    Linda resenha, fermina <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AIN BLAIR, TU ME ENTENDE TÃO BEM!
      Não quero NEM pensar no final dessa série ainda.
      Sequer superei o final de "Shatter Me", imagina como eu vou ficar quando terminar "Bloodlines"! UGH!
      Bem, bem, estamos muito bem entendidas quando o assunto é Sydrian, portanto: parabéns.
      GENTE, POR QUE TÃO PERFEITA, BLOODLINES!
      Vai logo te atualizar nos babados de TFH porque teu coração ainda não foi pisado e estraçalhado em pedacinhos para os cães comerem. VAI LOGO! QUERO PODER TEORIZAR CONTIGO!
      Obrigada pelos caps lock, minha querida,
      Beijos <3

      Excluir
  7. aliás, roubei teu quote e publiquei no face xD

    ResponderExcluir
  8. CARA, ACABEI DE LER O LÍRIO DOURADO E VIM CORRENDO AQUI PORQUE SABIA QUE TERIA POST HAHAH

    Tô quase desmaiando com os feels. PQP, MELHOR SHIP, MELHOR SÉRIE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NILSEN, MELHOR SHIP DO MUNDO YA ESSES DOIS, PELAMOR!
      E, mana, os próximos livros *abraça chorando*!!!!!!
      Vamos acompanhar na ordem agora e surtar em tempo real!
      BEM-VINDA AO MUNDO DE RICHELLE MEAD, A CRUEL! <3

      Excluir