Páginas

26/01/2014

Dicas: Como Utilizar Corretamente a Bateria do Notebook


Olá, leitores do NTC!!!


Resolvi escrever essa matéria, artigo, nota, enfim, primeiro porque uma das colunistas do Blog falou que eu poderia escrever sobre dicas de informática; e segundo porque acabei de comprar um ultrabook e gostaria de saber como melhorar o desempenho da bateria e a sua durabilidade (Apesar de trabalhar na área de informática nunca sabemos tudo, né? Por isso procuro sempre pesquisar antes de falar ou publicar algo).

Até então sabia como funcionava as antigas baterias de notebook (níquel cádmio - que precisavam ser totalmente descarregada antes de iniciar nova recarga), depois de pesquisar descobri que as novas baterias (lítio) tem maior duração (por não terem o efeito memória - ou vício).

Descobri também que não é nenhum bicho de 7 cabeça manter a durabilidade de uma bateria de notebook e ultrabook, basta ter a seguinte rotina que descrevo abaixo:

Não perde a Dica
  • A duração da vida útil de uma bateria é feita por ciclo, geralmente suportam entre 300 a 500 ciclos (alguns notebooks tem capacidade para preservar ciclos, carregando até 50% ou 80%, aumentando a vida útil para média de 1000 ciclos). Cada ciclo é um período de descarga e carga. Não gaste ciclos da bateria sem necessidade, pois assim diminuirá sua vida útil. Sempre prefira usar o notebook na tomada (ela serve até de segurança, pois se faltar energia automaticamente ela alimenta seu notebook), mas se precisar usar ou querer usar algumas vezes, pode utilizar sem medo, afinal a bateria também foi feita para ser utilizada e com uso correto, a mesma dura de 2 a 3 anos na média, mas seu uso em excesso pode diminuir para 1 ano mais ou menos

  • Se for passar longos períodos sem usar o notebook (uma semana ou mais), retire a bateria do notebook e guarde a mesma com 40% de carga (não é recomendável guardar com 100% da carga); Nunca deixe a bateria descarregar por completo chegando até 0%, pois corre o risco da mesma não suportar mais recargas; 
 images (2)
  • Veja se a bateria do seu notebook está esquentando quando você utiliza o notebook por longos períodos ou em aplicações que exige muito do sistema do mesmo (como jogos). Se isso estiver acontecendo, que remova a bateria quando for passar longos períodos utilizando na tomada (uma semana ou alguns dias), pois o calor em excesso na bateria diminui drasticamente sua vida útil. (Não fique removendo muitas vezes, pois pode ocasionar desgaste do “encaixe” da mesma)


  • Faça a calibração da bateria uma vez por mês (ciclo de descarga até 1% e depois carregar a bateria por completo até 100%); Para evitar que sua bateria 'vicie', a calibragem deve ser realizada de tempos em tempos. Para recalibrar sua bateria, basta seguir os passos:
  1. Carregue toda a bateria. Quando ela atingir os 100%, mantenha-a plugada por uma ou duas horas;
  2. Desconecte o notebook da tomada e mantenha ele rodando até receber um aviso de que a bateria está acabando. O notebook irá pedir para que você o conecte a uma fonte de energia. Ignore e deixe-a descarregar completamente. 
  3. Depois que a bateria acabar por completo, mantenha-a assim por uma hora, sem carga alguma.
  4. Passado este intervalo, plugue-a novamente e deixe que ela seja completamente carregada, antes de usá-la outra vez. Ao atingir os 100% de carga, você terá uma bateria calibrada.

 
  • Evite: gravar CDs/DVDs, jogar games pesados e programas que usem intensamente a capacidade de processamento do notebook quando estiver utilizando o mesmo somente com a bateria, pois descargas rápidas diminuem a vida útil da mesma.

  • Ejete quaisquer discos possíveis de seu notebook. O simples fato de conter um disco no drive óptico leva o computador a gastar mais energia da bateria. O princípio é bastante lógico: quanto menos hardware estiver em uso, mais você economiza a bateria de seu computador. 

  • Atualizações: Mantenha todos os drivers e aplicativos atualizados. Geralmente, os drivers mais novos são desenvolvidos para trabalhar com mais eficiência e gastam menos energia.
  • Evite altas temperaturas: A exposição da máquina a altas temperaturas irá reduzir a durabilidade de sua bateria. Mantenha os coolers de seu computador sempre limpos e funcionais. Ventiladores muito sujos ou repletos de poeira contribuem para o superaquecimento da máquina, além de se esforçarem mais para rodar. Outra dica: evite deixar seu notebook dentro do carro em dias ensolarados ou exposto à luz solar por muito tempo. Todo calor que puder ser evitado trará bons resultados para o desempenho final de sua máquina e para a durabilidade da bateria.

  • Diminuir o brilho do monitor, pois essa simples medida ajuda - e muito - a economizar bateria. A maioria dos notebooks oferece atalhos simples nas próprias teclas para regular o brilho do monitor, geralmente em símbolos azuis. Tais funções normalmente são ativadas ao pressionar a tecla Function (Fn) enquanto você aumenta ou reduz o brilho pelas teclas dedicadas. E vale lembrar: quanto maior a tela do computador, mais energia da bateria ela consumirá.
  • Desligue o computador quando terminar de usar: Pode parecer óbvio, mas é importantíssimo tirar o  seu notebook da tomada ao terminar de usá-lo, gera gasto desnecessário de bateria.

Lembre-se que infelizmente, mesmo utilizando a bateria corretamente, ela perderá sua capacidade ao longo dos anos, isso é inevitável, pois até uma bateria fabricada em 2009 e nunca usada até hoje terá uma capacidade menor que uma fabricada em 2012.

Pronto! Agora você já sabe como aumentar a vida útil da bateria do seu notebook e mantê-lo funcionando por mais tempo. Se tiver alguma outra dica, faça a sugestão nos comentários.
  
Assinatura Gi

Fontes: Tudo em Tecnologia
                TecMundo



Nenhum comentário:

Postar um comentário