É de conhecimento de toda e qualquer criatura – piedosa e santa – que me siga no twitter que o ano de 2013 esteve para a leitura na minha vida tão pouco que se torna embaraçoso citar quantos livros li nesse ano, quanto mais fazer algum ranking de melhores ou piores. Já que acredito que metade dessa ausência foi por afazeres da vida e a outra metade por pura e ingênua preguiça, declarei no dia 12/12/2013 [data quase profética] aberto os trabalhos para um projeto nada inovador, porém engajado.
Projeto 50 páginas lidas, todos os dias.
Mas já que me obrigo a trabalhar com amor todos os dias – os macacos cuidados podem atestar o que digo, ou não – a alimentar minha gordinha gata, pagar contas todo dia 05 de cada mês, lavar e passar [não] e tantas outras atividades para as quais a sociedade empurra, quero declarar que meu prazer predileto ganhou ares de cabresto, com contagem mínima diária estipulada.
Com 50 páginas lidas todos os dias poderei alavancar o número de livros lidos no final de 2014, terei muito mais horas de lazer com esse dever assumido, poderei ler parte dos livros que comprei há tanto tempo e não saíram nem do plástico ainda, poderei comprar mais livros [reconheço que tenho pensado muito nisso] e os posts do NTC terão mais conteúdo. Ou seja, que maravilha de resolução para 2014, “digui lá?!?”.
Desde que iniciei o projeto minhas leituras tem estado em dia, menos no dia 24 porque passei o dia inteiro arrumando prateleira de livros com amor <3.
Há dias em que só leio as 50 páginas obrigadas, mas também há dias em que me perco de tanto ler [Beijos Zafón, querido] e assim essa metade final de dezembro foi mais proveitosa do que os últimos três meses como leitora.
Sou apegada à rotina e espero que esse projeto me leve não só por 2014 mas pelo resto dos meus dias como leitora. E quem quiser experimentar, não precisa começar com 50 páginas, 20 já são mais do que suficiente, pois quando a história for boa essas páginas serão só a tacada inicial, se for péssima a história vai-se de 20 em 20 até o próximo [ou largue de mão e rume para as próximas 20 páginas].
Um beijo e até o/
Muito bacana o post Lilian! Eu também uso essa meta de 50 páginas diárias. Acho que estabelecer uma rotina ajuda muito, pois a partir da feita que nos acostumamos com ela, sentimos falta quando não lemos.
ResponderExcluirE, realmente, Zafón é mestre para nos fazer estourar o limite de páginas por dia eheh.
Roberta,
ExcluirA rotina realmente é a alma do negócio. Em dias como hoje, em que não li ainda as 50 páginas, fico com uma sensação de abandono ao meu livrinho e isso tem um gostinho bom demais :)
Ah, e preciso agradecer você e o Elder pela indicação do Zafón, vocês são mestres na arte da indicação de livros phodásticos. Deveriam se profissionalizar nisso, muito sério.
Lilian
Socorr, tu tem um calendário do teu projeto!
ResponderExcluirRealmente, tenho muito a aprender com vocês.
Acho que vou entrar nessa onda de estipular páginas, ou até capítulos.
Eventualmente, leio em grupo com umas amigas e estipulamos capítulos por dia, para estarmos juntas no livro e tal. E é muito bom.
Gostei tanto do post, e da ideia, que vou me comprometer com alguns capítulos obrigatórios por dia. Durante as férias, está sussa: acordo tarde, leio loucamente, assisto filmes e séries (mentira, os livros não deixam!!), mas quando voltar a rotina de estágio e aulas, a coisa vai apertar e vai ser maravilhoso ter uma rotina pronta para minhas leituras.
Adorei mesmo, Lilian!
Beijos!
Fê,
ExcluirA pegada é essa, não deixar que o desespero de milhares de obrigações diárias tirem o momento de leitura, por esse momento se tornam também "obrigatório".
Começa nas férias, continua nos dias de rotina e segue a onda :) Vou adorar ter companhia no projeto.
Bjokas.
Como ler é um hábito q ainda me falta por demais da conta. Posso começar com 5? E vale as da tela do celular? Sabe como é né. Carregar os teus que tenho pra todo lado pode não ser uma boa idéia. Rsrsrs!!!!!! Bjs.
ResponderExcluirOi meu lindo <3
ExcluirVale estipular a quantidade que você ache que vai caber na sua V1D@ L0k@.
Mas bem acho que você poderia levar sim um livro por aí, vai que a oportunidade aparece, vai ver como é zilhões de vezes melhor que a tela do celular :)
Bjooooooo
Lilian
Esse ano de 2013 também foi triste pra mim em termos de leituras, mas to assim que nem você, tentando ler um pouco todo dia pra voltar ao ritmo, a sorte é que só peguei um livro bom atrás do outro, então o meu problema tá sendo parar de ler hahahahaha. Boa sorte no teu projeto!
ResponderExcluirhttp://relativismoescrito.blogspot.com.br
Obrigada, Alessandra :)
ExcluirQuando engata uma leitura boa atrás da outra é tão bom <3 Mas um livro mais ou menos também ensina a ser perseverante rsrs
Obrigada :)
GENTE ADOREI ISSO ADOREI MESMO, pq no meio de tantos vicios que eu tenho (e são muitos, minha amiga Juliana dias pode comprovar) eu acabo deixando os livros de lado, e vai acumulando! A partir de amanhã farei isso!!! Obg pela dica AMEI.
ResponderExcluirE tbm me perco nos livros do Zafon s2s2
Ah Luisa, que bom que gostou da ideia. Fico feliz em compartilhar e trocar figurinhas sobre um projeto que tem tudo pra ser ABSURDAMENTE legal ^^ mesmo com seu ar de obrigação.
ExcluirVolte logo e volte sempre.
Lilian
Eu não me garanto em 50 páginas rsrs mas é uma ótima ideia! Ler também requer disciplina.
ResponderExcluirEu sou mais de "capítulos", tipo... ler uns 2 ou 3 capítulos por dia, de livros diferentes (porque eu sempre leio mais de um livro LOL).
Adorei o post, Lílian =D
Jubs,
ExcluirEu preciso realmente de muita disciplina :) Se não estipular, as coisas desandam. Principalmente se não estiver com um leitura tão atraente... imagina.
Eu nunca consegui manter a leitura de dois livros ou mais, isso só aconteceu casualmente rsrs
Obrigada por comentar ^^
Lilian Sinfronio
Preciso colocar esse projeto em prática na minha vida! D:
ResponderExcluirO calendário já tenho "na parede", falta a disciplina... #vamoquevamo
Beijo!
Mi
Inteiramente Diva