Páginas

04/04/2014

[Curtas] HP Lovecraft

"Ph'nglui mglw' nafh Cthulhu R'lyeh wgah' nagl fhtagn"
Em sua morada em R'lyeh, o extinto Cthulhu aguarda sonhando.


Pois bem,
Recentemente tive meu primeiro contato com a literatura de Howard Phillips Lovecraft (ou HP Lovecraft para a maioria, ou HP LoveRcraft para o Eduardo Sphor) através da seleção de contos "Histórias de Horror - O mito do Cthulhu" (editora Martin Claret), que reúne as seguintes histórias: O Chamado do Cthulhu, O horror de Dunwich, Sussurros na escuridão, O assombrador das trevas.
Lovecraft é um autor muito conhecido e citado em vários blogs, podcasts literários, além de ser referência para várias outras literaturas e modalidades artísticas; sempre ouvi o nome dele mas só esse ano me interessei em saber sobre o que ele escrevia e, confesso, fiquei pé atrás quando soube que suas histórias são voltadas para terror/horror (porque eu sou medrosa mesmo). A seleção de contos foi uma ótima forma para embarcar no universo de Lovecraft e, sim, despertou meu interesse em relação às outras obras dele, em especial o tão comentado "Nas Montanhas da Loucura".

O que mais achei interessante nos contos de Lovecraft, é a forma como ele aborda o horror. Primeiro que o narrador, nos quatro contos, é sempre uma pessoa da comunidade letrada, científica... que apresenta a sequência de fatos em forma de relato e numa linguagem formal. Em relação às terríveis criaturas (que não são deste planeta, provavelmente já estavam aqui antes de existirem os primeiros seres humanos, mas estão montando terreno para se reerguer e contam com mensageiros entre os homens), não somos exatamente apresentados a elas, mas ao horror extremo que elas despertam com simples sons e pegadas, ou através dos sinistros rituais de adoração a Cthulhu. O cheiro, o som, o medo... é tudo muito bem descrito e permite ao leitor embarcar no universo ao ponto "enxergar" essas tão temíveis criaturas que não chegam a ser totalmente definidas por Lovecraft, podemos imaginar o inimaginável e inominável. 

Não diria que é um tipo de leitura que agradaria a todos, mas acredito ser válido tentar um contato, mesmo que breve, com a literatura de Lovecraft como uma espécie de "homenagem" àquele que inspirou grande parte do horro e ficção científica que temos hoje, seja em livros, filmes, jogos e afins.


Desculpem o post humilde pessoal, sou "caloura" no universo Lovecraft e achei melhor não me aprofundar no assunto. No mais, recomendo a leitura do livro e também recomendo ouvir o Nerdcast 312 - O universo inominável de HP Lovecraft (que me ajudou a tirar várias dúvidas rsrs).

Abraços e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário