Páginas

25/04/2014

Descanse em Paz, Meu Amor... (Pedro Bandeira)

Pois bem...
Sempre ouvi falar sobre Pedro Bandeira mas nunca tinha lido nada dele (não que eu me lembre), e antes que me apedrejem... antes tarde do que nunca né?
Descanse em Paz, Meu Amor... foi um dos livros comentados no podcast Cabulosocast ( nº 77 - Nosso Top 5) e despertou bastante meu interesse.

Nessa narrativa de Bandeira, sete amigos estão presos em um casarão velho no meio das montanhas, a ideia inicial dos jovens era passar as férias com muita aventura, escalando montanhas e afins... mas as chuvas intensas e imprevistas obrigaram os sete a se manterem refugiados no casebre alugado. Sem energia elétrica, e sem qualquer possibilidade de comunicação com o resto do mundo, os amigos estão cada vez mais aterrorizados e abatidos. 
O pesar e o medo imperam no casebre e nas mentes de Geraldo, Ludmila. Débora, Paulinho, Sílvio e Márcia... somente Alexandre parece não se abalar com a situação crítica de todos e tenta animá-los a todo custo. Sem saída às investidas de Alexandre, os amigos resolvem, cada um, contar histórias de terror. 
Apesar da temática terror, a histórias narradas pelos personagens não chegam a assustar, mas são interessantes e prendem a atenção do leitor e, algumas, possuem sim uma liçãozinha de moral. O grande quê do livro se concentra no personagem Alexandre e seu comportamento completamente destoante dos demais amigos, durante boa parte esse personagem não fez sentido pra mim, pareceu-me uma peça de quebra-cabeças encaixada no lugar errado. Mas, como era de se esperar (Pedro Bandeira não iria me decepcionar e não decepcionou) tudo fez sentido ao final da leitura, o quebra-cabeças foi concluído com sucesso!

Os livros de Bandeira são voltados para o público infanto-juvenil, a escrita é beeeeeeeeem fácil e fluida, mas não boba. É uma excelente forma de iniciar adolescentes e jovens no mundo da leitura. A maioria dos livros (pelo que pesquisei), são curtos então não tem aquela justificativa de "mimimi tenho preguiça de ler mimimi". A edição de Descanse em Paz, Meu Amor (Editora Ática) é muito bonita, as folhas são daquelas amarelinhas (que não cansa a vista) e o papel é grosso e tem algumas ilustrações. É um pouco (muito) caro, mas pela leitura, qualidade da edição e pelo prestígio do Bandeira... vale à pena!


Gostei bastante do trabalho do Bandeira e já corri para a série Os Karas, estou no primeiro livro (A Droga da Obediência) e, assim que tiver concluído todos, pretendo trazer Miguel, Calú, Crânio, Magrí e Chumbinho para o blog :)

Enfim... Descanse em Paz, Meu Amor... está mais do que recomendado!

Abraços e até a próxima ^^


Nenhum comentário:

Postar um comentário